A genialidade de Joaquim Sousa no Masterchef Austrália

Se não estou em erro, foi mais ou menos por volta desta altura, que no ano passado o grande mestre pasteleiro Joaquim Sousa dava a conhecer nas redes sociais a sua sobremesa para o dia dos namorados:
A Flor de Chocolate Negro.

Por toda aquela espectacularidade de as pétalas de chocolate se abrirem sozinhas, o video correu o mundo. Foi talvez das coisas mais vistas nas redes sociais. E porque não há “patentes” deste show do Joaquim Sousa, muitos tentaram copiar e replicar a sua ideia, pois claro! Tanto que foi do outro lado do mundo, na Austrália, no Masterchef, pelas mãos de um outro Chef Pasteleiro, que acabou por “lucrar com os louros” da genialidade do Chef Português.

Recente episódio do Masterchef Austrália, a Flor de Chocolate Negro de Joaquim Sousa volta ao concurso. Desta vez, recebeu os créditos pela autoria da sobremesa, que os concorrentes deveriam de replicar. Talvez devido à onda de indignação gerada em Portugal.

Untitleda

Pode ver um excerto do momento clicando aqui.

Aproveitei para conversar com o Joaquim Sousa a cerca do assunto.

Estavas a espera que a Flor de Chocolate Negro tivesse o impacto que teve?
Não estávamos a espera desse impacto, não tínhamos a noção que ia ganhar uma projecção deste tamanho.

Por duas vezes a tua sobremesa foi parar ao masterchef australia. mas só agora neste ultimo episódio do masterchef é que te atribuíram os créditos. como te sentiste nestas duas situações?
Muito sinceramente não ligo muito a isso, como costume dizer não fizemos nada mais do que o nosso trabalho, foi um trabalho de equipa e por isso não estou muito a vontade quando só falam do meu nome. Agora claro que é valorizante ser referido num programa estrangeiro.Podiam não ter referido o meu nome , não ficava minimamente chateado, trabalhamos todos pelo mesmo para valorizar a pastelaria.

joaquim sousaAchas as redes sociais importantes para a divulgação dos nossos trabalhos/promoção pessoal? Qual é a tua opinião?
Sim acho as redes social uma boa ferramenta para nos divulgar, a parte mas importante acho que é para poder partilhar ideias, técnicas e trabalho , mas também acho um pouco perigoso, hoje vai tão rápido que podemos passar de bestial para besta basta um comentário infeliz ou uma sobremesa menos conseguida. Ser criticado por pessoas que não tem a mínima ideia do que é a nossa realidade que por caso desses programas já pensam ser pasteleiro ou cozinheiro todos dão palpites sem conhecer, sem provar etc…
Mas sim eu uso para dar a conhecer o nosso trabalho, as minhas equipas que também precisam de projecção.

Ficam ainda com outro vídeo que circula na web a explicar a famosa sobremesa.

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

© [2016] Gonçalo Queiroz | Todos os direitos reservados.  Consulte a nossa Política de Cookies.

Log in with your credentials

Forgot your details?