Ainda não viu Cooked?

Já tinha anunciado aqui a esperada estreia da série da Netflix, Cooked e aquilo que poderíamos expectar desta mini série dirigida por Michael Pollan.

A série está visualmente muito apelativa e os seus temas muito bem explicados, dividida em apenas 4 episódios intitulados de Fogo, Água, Ar e Terra, que foram gravados nos EUA, Índia, Austrália e México. Apesar de em todos os episódios Michael Pollan demonstrar ser um profundo apaixonado pela cozinha, respeitando os alimentos, ele não foi de rodeios. Bem ao estilo daquilo que escreve e dos ideais que defende, ele fala de temas muito actuais abordando estudos científicos que nos dizem que isto e aquilo nos faz mal à saúde.

“nós temos de passar mais tempo a cozinhar para nós próprios, ou nós enfrentaremos problemas de saúde relacionados com comida” – Michael Pollan 

O cozinhar lentamente, a industrialização, a farinha, o pão e as fermentações dos alimentos, são alguns dos assuntos retratados na série. Recua e avança no tempo para nos explicar de onde viemos, como cozinhávamos e como o fazemos nos dias de hoje, ou melhor, como não fazemos nos dias de hoje.

Michael Pollan
Algumas criticas também foram feitas à série Cooked, não pela qualidade, mas por apenas serem 4 episódios e porque gostavam de ter visto alguns assuntos mais aprofundados, até pela diversidade gastronómica que foi levemente retratada. Parece-me a mim, que ficou um gosto na boca de “quero mais” e já se especula acerca de uma nova temporada, que ainda não foi confirmada nem desmentida pela Netflix. Ficamos na expectativa…

Não são novos os assuntos que Michael Pollan retrata. A série Cooked é como outros documentários do mesmo género, bastante elucidativa dos problemas que nós enfrentamos nos dias de hoje e deixa o manifesto para uma vida mais saudável. No entanto, não significa com isto ser algo “mais do mesmo”, mas sim algo mais a ver e a reter. Até porque alguém uma vez disse que o saber não ocupa lugar…

Ler também: http://www.oregonlive.com/tv/2016/02/12_things_we_learned_watching.html

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

© [2016] Gonçalo Queiroz | Todos os direitos reservados.  Consulte a nossa Política de Cookies.

Log in with your credentials

Forgot your details?